A chegada do HBO Max ao Brasil trouxe varias séries nostálgicas em seu catálogo, e uma delas foi a famosa série da história da ciência, The Big Bang Theory. Com o seu final em 2019, a trama foi a série de comédia com maior duração, com 279 episódios divididos em 12 temporadas. Além de ter sido a comédia mais longa, ela foi uma das mais assistidas, e mesmo com 2 anos após o seu final, ainda continua sendo um dos títulos de maior audiência da plataforma da HBO Max.
Diante de tanto sucesso ao longo dos anos, o Folheando Entretenimento reuniu detalhes para apresentar e relembrar a série para novos e antigos fãs, ou melhor, apresentar a ciência de uma forma cômica.
Enredo
Inicialmente, The Big Bang Theory acompanha a vida do jovens gênios: Sheldon, Leonard, Howard e Raj. Sheldon Cooper, interpretado por Jim Parsons, é um jovem prodígio, e desde cedo é apaixonado pela ciência, foi para universidade aos 11 anos, e desde o início da série se intitula físico teórico. Enquanto, Leonard Hofstadter, interpretado por Johnny Galecki, também formado em física, trabalha como físico experimental e é o colega de quarto de Sheldon.
Howard Joel Wolowitz (Simon Helberg), é um judeu que ainda mora com a mãe, é formado em engenharia, e é válido destacar o único sem um doutorado do grupo, o que o faz ser motivo de piada entre seus amigos. Rajesh Koothrappali, interpretado por Kunal Nayyar, é o indiano do grupo, formado e especializado em Astrofísica, seu personagem tem um problema peculiar em falar com as mulheres. Os quatro rapazes trabalham na CalTech, O Instituto de Tecnologia da Califórnia, uma universidade norte-americana privada localizada na cidade de Pasadena.
Apresentado os quatro principais personagens da série, o enredo gira principalmente em torno deles, que se desenvolve em torno das questões pessoais de cada personagem até estudos promissores da ciência. As questões pessoais começam primeiramente com a mudança de Penny, interpretada por Kaley Cuoco, aspirante a atriz e a nova vizinha de Sheldon e Leonard, mesmo não tendo sido citada antes, a integrante se torna tão importante quanto para o decorrer da história junto com os outros personagens.
Uma forte característica dos rapazes é o amor pela ciência e a cultura geek. Enquanto a Penny é totalmente o oposto deles, o que vai ser um grande problema para Leonard devido a sua paixão pela atriz, sendo um dos principais caminhos do enredo.
O que faz The Big Bang Theory ser tão especial?
Como citado anteriormente, o enredo de The Big Bang Theory não tem nada de mais, além das vidas dos cinco jovens e como a relação entre eles se desenvolve durante os longos minutos. Embora, a forma como a série passa isso é o que a torna tão especial. Nas demais séries, os “nerds” são postos como personagens secundários, estranhos e inteligentes demais para serem considerados protagonistas ou populares. Enquanto em The Big Bang Theory, eles estão sendo demonstrados em seu próprio círculo de conteúdos, onde eles são os caras interessantes, e sendo frutos do ponto chave para o desenvolvimento da história.
Um dos grande focos da série é o desenvolvimento pessoal de cada personagem. No primeiro episódio, temos personagens com personalidades bem diferentes até o caminho que leva ao final da série. Os rapazes sempre viveram naquela bolha social deles, sempre tendo contato com pessoas iguais a eles, e a chegada da Penny faz com que eles mudem o jeito de ser, não de uma forma forçada mas de uma forma natural e divertida, aprendendo diversas outras coisas, assim como eles também mudam o jeito da Penny de agir e pensar.
A série traz toda uma história principal mas que não é posta como o centro de todo o enredo, na verdade, são as pequenas histórias secundárias que tornam The Big Bang Theory tão cativante e divertida de acompanhar. Levando a ser uma daquelas séries em que você vai assistir apenas um episódio, e quando menos esperar já está finalizando a 1ª temporada.
A dádiva em The Big Bang Theory
Ao longo das 12 temporadas, The Big Bang Theory apresentou diversas referências, seja a ciência, quadrinhos ou a ficção científica. Contando com diversos convidados, tanto nostálgicos como grandes menções, apresentando diretamente em seu elenco “sub-celebridades”: desde o Wil Wheanton (Star Trek), até os grandes nomes da ciência como Stephen Hawking.
Mas a maior dádiva que The Big Bang Theory traz em seu enredo é a ciência. Hoje em dia o encorajamento a ciências exatas é uma variável muito pequena, e principalmente no Brasil onde não há tanto incentivo científico, o que acaba tendo poucas pessoas nesse ramo. Inclusive, em um episódio de The Big Bang Theory, os personagens tentam encontrar uma forma de encorajar adolescentes a seguirem os ramos das ciências. E além de trazer esse incentivo, a série também nos ensina a cada episódio, de forma descontraída, um pouco a respeito do nosso universo. Dessa forma, arrisco dizer que é a primeira e única série a tratar um assunto tão importante no cotidiano atual.
Onde assistir The Big Bang Theory?
Atualmente, a série está disponível no GloboPlay e no HBO Max, ambos contando com todas as 12 temporadas. Enquanto, também, a série ainda é transmitida no canal oficial da Warner todos os dias. The Big Bang Theory também conta com seu Spin-off, denominado Young Sheldon, que conta a infância de um dos principais personagens da série.
eu amo!!
[…] advogada da CIA é interpretada pela ex-estrela de The Big Bang Theory, Aarti Mann, sendo uma grande amiga do Lester, assim como ele, a personagem está disposta a se […]