Na última década, um dos grandes debates na cinematográfica tem sido sobre quem está levando a melhor, a Disney com a Marvel ou a Warner Bros com a DC. Desse modo, com base nas últimas estreias de ambas as empresas, está claro que os filmes da DC possuem um grande problema que os difere dos filmes da Marvel.
Em 2008, o UCM se iniciou com as estreias de O Incrível Hulk e O Homem de Ferro, a partir deles, a Marvel traçou uma grande teia introduzindo personagens e deixando espaço para possíveis narrativas. Nesse sentido, mesmo essas histórias já existindo nos quadrinhos, os envolvidos fizeram questão de contar cada detalhe delas, moldando e adaptando as tramas e o universo para um caminho que diverge de certos pontos do material original.
Nesse contexto, quando comparamos a fase 4 com toda a saga do infinito, notamos a diferença que o UCM partiu de um mundo sem super-poderosos para uma realidade na qual as coisas estão se adaptando para esses seres. E todo esse trabalho na formulação de um complexo universo cinematográfico, faz com que as obras que surjam já contem com uma certa contextualização e uma conexão para seguir.
Bem diferente do que é observado nos filmes da DC, as produções lançadas em 2022, Pacificador, The Batman e Adão Negro, provaram o tamanho potencial nas história da empresa. Toda via, falta a contextualização e estruturação em seu universo para conseguirem um impacto similar ao que observamos no UCM.
O Universo Estendido da DC se iniciou com Homem de Aço, em 2013, o filme faz o excelente papel de filme de origem, porém, em seu próximo filme, os envolvidos apenas jogaram o Batman interpretado pelo Ben Afleck em Batman Vs Superman. Mesmo que esses personagens sejam tirados de outro material, a falta de uma introdução acaba por tirar a profundidade, grande impacto que pode oferecer e, claro, oferece a oportunidade de novos fãs conhecerem o passado.
O recente filme do universo, Adão Negro, enfrenta isso como um dos problemas em sua trama, com o Sr. Destino e a Sociedade da Justiça, postos pela primeira vez em um filme que não os possui como proposito da narrativa. Com isso, a narrativa não conseguindo alcançar todo o seu potencial como um universo unificado.
Os filmes estão passando por grandes mudanças na chefia, assim, esperamos que isso resulte na resolução do problema.
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