Mayans M.C. chegou como um presente para os fãs de Filhos da Anarquia, a série que seguiu a mesma pegada passou por diversos problemas de roteiro, incluindo a demissão de Kurt Sutter, o criador desse universo, e finalmente chegou ao fim em sua 5ª Temporada. Lançada no último dia 22 de setembro no catalogo do Star+, confira a nossa crítica, sem spoilers, para saber o que esperar desse final.
O enredo tem como centro o moto clube de mesmo nome, que em grande parte da série original foi o principal inimigo dos Filhos. Nessa temporada final, a série spin-off tenta trazer de volta essa rivalidade como plano principal para o desfecho que dá sequência a uma das melhores produções do gênero.
Seguindo as características já conhecidas, que incluem momentos marcantes, muitas brigas e tiroteios, a 5ª temporada de Mayans M.C. traz um dos eventos mais aguardados pelo público da série, que é a guerra Mayans Vs Filhos. Porém, a maneira como foi mostrada em tela é uma verdadeira quebra de expectativa e frustração para os amantes do universo.
Como de costume, temos o típico salto no tempo no início da temporada, o que aumenta ainda mais a problemática. Em apenas uma temporada, a história tem o dever de desenvolver e finalizar a guerra, dar um final digno para todos os personagens relevantes, criar a possibilidade de continuações e, o que só deixa tudo mais corrido, atualizar quanto ao salto no tempo, enquanto tenta fazer os espectadores pegarem o ritmo dos episódios novamente.
É claro que não podemos apenas jogar a culpa nas mãos dos roteiristas, às vezes eles são forçados a finalizar a história antes da hora. Mas essa conjunção de fatores para acertar no último momento acabou por deixar tudo corrido, o que leva à perda do impacto que certas cenas deveriam ter e, principalmente, os desfechos dignos de cada um daqueles personagens acabam por não ser tão dignos, levando-os para a resposta mais óbvia que amarra todas as pontas.
Com isso, podemos dizer que a 5ª temporada de Mayans M.C. é um verdadeiro fracasso? A resposta é que a temporada está longe de ser um fracasso. Assim como sua antecessora, a série spin-off é capaz de criar momentos marcantes, cenas de ação jamais vistas em outras produções e, principalmente, uma narrativa que surpreende o público a todo instante. E isso não é diferente em seus episódios finais.
Diante de uma subnarrativa que tenta transmitir o desgaste e o cansaço de viver uma vida fora da lei, toda a motivação e emoção em assistir a cada episódio ainda se fazem presentes. Mesmo com os problemas de roteiro, a produção ainda é capaz de se sair bem acima da média e realizar um trabalho muito satisfatório e bom em certos pontos. Porém, os problemas em apressar o roteiro são gritantes, o desfecho dessa temporada e as formas como elas acontecem podem ser frustrantes para grande parte do público e, principalmente, não satisfazem as expectativas que a série original deixou aos seus fãs mais fiéis.
Diante disso, podemos definir a 5ª temporada de Mayans M.C. como uma parcela que apresenta os acertos que são esperados no universo da série. Contudo, devido aos problemas de um roteiro acelerado, e que deixa pistas de um final forçado, acaba por atrapalhar o verdadeiro potencial que a narrativa poderia desempenhar. E, acima de tudo, pode levar à frustração de alguns espectadores por apresentar uma enorme quebra de expectativas.
Não quer perder as principais novidades do mundo da cultura pop? Junte-se ao nosso canal no Telegram ou no WhatsApp e continue por dentro das nossas matérias!
[…] principal desempenharam o papel de antagonistas por grande parte da trama. Após cinco temporadas, a série também chegou ao seu fim, mas antes do desfecho, deixou a porta aberta para novas séries derivadas dentro desse […]