Após o enorme sucesso que Vingadores: Ultimato fez, conquistando o topo das maiores bilheterias mundiais, as obras do universo veem sofrendo fortes críticas, chegando até, a bater recorde de rejeição. E todo esse problema de rejeição, é devido a um erro irreversível que a Marvel cometeu na estrutura do UCM, a partir da fase 4.
Quando paramos para analisar a estrutura da saga do infinito, a empresa utilizou a fase 1 para introduzir seus personagens, finalizando com a formação da equipe e a primeira menção ao grande vilão. Assim sendo, logo em seguida, nas duas fases seguintes, o roteiro lentamente foi construindo um caminho até o titã louco, sempre deixando claro que, apesar de termos narrativas secundarias, todos os caminhos alinhavam os personagens para Vingadores: Guerra Infinita e Vingadores: Ultimato.
Desse modo, quando paramos para analisar a sequência das obras a partir da fase 4, a Marvel vem fazendo um trabalho desconexo e que não fornece aos espectadores um caminho claro. A escolha de lançamentos, tentou mesclar a introdução de novos personagens, como Eternos, O Cavaleiro da Lua, Miss Marvel e outros, enquanto se utilizava de obras como Wandavision, Loki e Doutor Estranho no Multiverso da Loucura para guiar a trama principal, sem explicar como essas obras estão ligadas entre si.
O conceito de multiverso é complexo, que ao longo dos anos levou diversas sagas dos quadrinhos da DC e Marvel a perderem o seu público, por ser tornarem confusas. Por isso o UCM deveria ter utilizado uma linha de roteiro mais clara e menos desconexa, assim, podendo ter usado a fase 4 apenas para apresentar os novos rostos e explicar como funciona esse novo universo lotado de “aprimorados”, no qual as pessoas sabem da existência deles.
E só agora, durante a fase iniciada com Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania, começar a guiar os espectadores por narrativas que explicam como funciona esse multiverso e as infinitas versões de cada personagem. Contudo, a Marvel não pode retroceder e começar a montar as fases novamente, então, só nos resta esperar por roteiros mais claros daqui por diante, e que o final dessa nova saga, compense o início falho.
Sabia que o Folheando Entretenimento tem um canal no Telegram? Nos encontre clicando aqui ou ative as notificações para ficar por dentro de todas as matérias.