O livro do aclamado autor Walter Tevis irá ganhar uma adaptação para o mundo cinematográfico em breve. A obra literária fez a sua estreia em 1980, assim com o imenso sucesso na época, a trama recebeu uma indicação ao Nebula Award de Melhor Novela. O anúncio da adaptação foi feito por parte da Searchlight Pictures, que está encarregada pelo projeto, logo, a fim de apresentar mais da futura trama, conheça um pouco de Mockingbird.
Mockingbird aborda um destino perigoso de uma população humana em declínio, movida por drogas e êxtase eletrônico. Um mundo sem arte, crianças e livros, onde o futuro da humanidade depende de um triângulo amoroso entre um andróide, um homem e uma mulher. A trama irá nos apresentar Spofforth, o andróide Reitor da Universidade de Nova York que, após viver por séculos, anseia por sua morte.
A trama se inicia quando o android traz o professor Paul Bentley para New York. Assim, no futuro em que o longa se passa, Bentley é um dos poucos que ainda sabe ler, logo, Spofforth começa a não gostar do professor e do seu conhecimento por leitura. Após conhecer Mary Lou, o mesmo embarca em uma jornada para a explicar esse conceito, partindo em uma caminhada para a alfabetização. No entanto, o android o manda para o cárcere pelo ‘crime’ cometido, levando o personagem a uma descoberta após a sua fulga da prisão.
É claro que a trama descrita acima é com base nos acontecimentos no livro, o que pode passar por mudanças ao longo da adaptação. Assim sendo, a Searchlight Pictures anunciou Alma Har’el e Christopher Leggett como diretores do filme, enquanto, a produção ficou a cargo do vencedor do Oscar, J. Miles Dale junto a Robert Schwartz. O longa-metragem ainda não possui uma previsão de estreia, mas, em breve, poderá surgir mais algumas novidades a respeito