Após a história de vida de Freddie Mercury retratada no filme de 2018 e interpretado pelo Rami Malek, a BBC Two anunciou que está fazendo um novo documentário sobre a vida do cantor, entretanto, sobre os seus últimos anos de vida. Dessa forma, determinando 30 anos da marca da morte de Mercury, o cantor da Queen receberá sua obra denominada Freddie Mercury: The Final Act.
A nova trama segue sua vida desde o último show até o concerto de tributo à conscientização sobre a AIDS no Estádio de Wembley. Assim sendo, o filme ainda contará com algumas entrevistas de pessoas próximas ao cantor como: Roger Taylor e Brian May, além da irmã de Mercury, Kashmira Bulsara, e a esposa de May, Anita Dobson.
Além disso, foi entrevistado algumas pessoas que estavam no concerto referente a homenagem – aqueles que experimentaram o impacto da AIDS/HIV no início da doença.
“Freddie abriu seu coração e deu tudo o que tinha”, disse May. “Ele era um músico por completo. Vivia para sua música e amava sua música e tinha orgulho de si mesmo como músico acima de tudo.”
James Rogan será o diretor do novo documentário, com isso, o mesmo deu a seguinte declaração: “Fazendo Freddie Mercury: The Final Act foi uma jornada extraordinária para o capítulo final de um dos maiores ícones do rock. Trabalhar com o Queen e ver os bastidores de algumas de suas maiores performances e o o lendário Mercury Tribute Concert foi um privilégio raro.”
E acrescentou com “importante foi falar para as pessoas que viveram sob a tempestade da pandemia global de HIV/AIDS, com todas as ressonâncias com COVID. A morte de Freddie e o tributo que a Rainha organizou ajudaram a mudar a consciência global de esta terrível doença em um momento crítico.”